Voltar     

A CMO escolheu São Francisco do Sul, SC, para a instalação de seu estaleiro, que está em fase de licenciamento ambiental. Para a implantação de seu empreendimento, a CMO elaborou um estudo de impacto ambirental (“EIA”) e relatório de impacto ambiental (“RIMA”), de acordo com o que determina a legislação.

Clique AQUI para acessar o RIMA do Estaleiro CMO.

 


PERGUNTAS E RESPOSTAS

 

1 - Por que São Francisco do Sul e a Baía Babitonga?

A CMO procurou por grande parte do litoral brasileiro áreas propícias à instalação do seu Estaleiro, em especial em Santa Catarina. A escolha por São Francisco do Sul se deve, principalmente, às seguintes razões:

 

  • A cultura do mar de São Francisco do Sul – um local que nasceu do mar e tem como característica as atividades marítimas e o cuidado com o mar;
  • Posição estratégica das águas calmas e protegidas da Baía Babitonga;
  • Canal natural de navegação com boas profundidades;
  • Disponibilidade e capacidade de treinamento e qualificação de mão de obra local;
  • Facilidade de acesso rodoviário, aquaviário e ferroviário;
  • Ampla rede regional de fornecedores de insumos e componentes (metalomecânicos e eletroeletrônicos).
2 - Por que a área escolhida?

Dentro de São Francisco do Sul, a área adquirida pela CMO tem características muito importantes que influenciaram a escolha:

 

  • Área distante das zonas mais densamente urbanizadas de São Francisco do Sul;
  • Área de plantio de pinus e eucalipto, para a indústria moveleira;
  • Baixa intervenção em vegetação nativa; e
  • Baixo volume de dragagem necessário;
  • Maior facilidade de acesso às rodovias de conexão regional e nacional.
3 - Qual a diferença entre estaleiro e porto? O estaleiro vai competir com o Porto de São Francisco do Sul?

Porto é uma estrutura logística, para envio e recebimento de cargas em embarcações. Um porto tem intensa movimentação de embarcações e de cargas de vários tipos. Um porto não é uma indústria, tem por atividade prestar serviço de transporte.
Estaleiro é uma indústria dedicada à construção de embarcações e equipamentos para a indústria naval. Tem um fluxo reduzido de embarcações.
O Estaleiro CMO não vai competir com nenhum porto, inclusive deverá utilizá-los eventualmente para o recebimento de algumas cargas.

4 - Os trabalhadores portuários serão afetados pelo empreendimento?

Não, de forma alguma. Mas vale ressaltar que São Francisco do Sul terá um grande ganho com o oferecimento de novas oportunidades de trabalho em distintos setores.

5 - Em relação à geração de empregos, quantos serão gerados durante a implantação e quantos durante a operação? Será priorizada a contratação de moradores de São Francisco do Sul?

O Estaleiro CMO precisará de mão de obra diferenciada tanto na implantação como na operação. Na fase de instalação do estaleiro pretende-se absorver a mão de obra disponível na região, totalizando aproximadamente 2.000 profissionais, com foco principal para o Município de São Francisco do Sul e seu entorno. Já na fase operacional, com previsão de 2.500 empregados, também se utilizará mão de obra da região, reforçados por duas ações específicas:
1- Absorção de pessoal do setor metalmecânico disponível; e
2- Programas de treinamento e qualificação conjuntos com as instituições de ensino existentes na região.

6 - Qual o perfil de profissional que trabalhará no estaleiro na implantação e operação? Quais as especialidades serão necessárias para trabalharem no estaleiro?

Implantação: profissionais da área de construção civil (funções operacionais, administrativas, técnicas e gerenciais). Por exemplo: pedreiro, servente, carpinteiro, montador de estruturas metálicas, auxiliar de limpeza, operador de guindaste, montador mecânico, eletricista, eletricista de manutenção, almoxarife, encarregados, contador, auxiliar de planejamento, controlador de qualidade, laboratorista, entre outros.
Operação: profissionais do setor metalmecânico (funções operacionais, administrativas, técnicas e gerenciais). Por exemplo: soldador, operador de solda, operador de tratamento térmico e ensaios destrutivos, inspetor de solda, inspetor de pintura, montador de eletroeletrônica e estruturas, montador de tubulação, operador de testes hidrostáticos, bombeiro hidráulico, secretária, porteiro, encarregados, entre outros.

7 - Que ações a empresa vai adotar para garantir oportunidades aos francisquenses?

A empresa vai ouvir a comunidade, com uma equipe que já está em São Francisco do Sul para instalar seu escritório. Teremos um representante da empresa para se comunicar com a comunidade. A empresa tem o objetivo de ela mesma capacitar a população local, tendo também parcerias com a Univille, Instituto Federal e o sistema S (SESI, SENAI, SENAC). A preocupação da CMO é desenvolver as habilidades locais através de qualificação e oportunidades para reter talentos na cidade, contribuindo para a qualidade de vida e desenvolvimento da economia local.

8 - A circulação de novas embarcações restringirá a área de pesca?

Deverão ser delimitados pela Marinha, espaços para o canal de navegação e áreas de acesso ao empreendimento, podendo haver áreas de restrição de pesca nesses locais.
Diante disso, considerando o baixo uso do canal de navegação, a CMO pretende intermediar junto à Capitania dos Portos de Santa Catarina uma forma de flexibilizar a utilização das áreas do canal de acesso para fins de pesca. A CMO, dessa forma, tem a intenção de auxiliar os pescadores para que se capacitem às novas restrições de uso pelas normas da autoridade marítima.

9 - Como a maricultura será afetada?

O empreendimento não será instalado em área delimitada para parques aquícolas, segundo Plano Local de Desenvolvimento da Maricultura (PLDM) desenvolvido para a Baía Babitonga, estando distante cerca de um quilômetro de área preferencial de maricultura. Portanto, a maricultura não será afetada.

10 - Haverá desapropriações em função da instalação do empreendimento?

Não. A instalação do empreendimento ocorrerá integralmente dentro da área adquirida pela CMO.

11 - E o impacto ao turismo? Há áreas de banho que podem ser afetadas?

Não haverá impactos sobre o turismo na região, segundo os estudos. Foi identificada a preocupação da comunidade em relação à beleza cênica da Baía Babitonga. Em virtude disso, o Estaleiro CMO está projetado de forma a ter uma cortina verde, de vegetação, no entorno do terreno para minimizar o impacto visual. Há também um impacto positivo do turismo de negócios, em decorrência da potencialização das atividades econômicas em São Francisco do Sul. Não há áreas de banho afetadas.

12 - Qual é o cronograma de implantação?

A implantação está prevista para ocorrer em 18 meses e ocorrerá de acordo com as seguintes etapas:

 

  • Construção da estrada de acesso interno;
  • Terraplenagem;
  • Drenagem, obras civis e pavimentação;
  • Execução das edificações administrativas;
  • Montagem eletromecânica e comissionamento;
  • Execução das escavações e construção do cais;
  • Escavação do canal interno até nível intermediário;
  • Execução da dragagem do canal interno e dársena até o calado de 9 metros, conectando-o definitivamente à Baía Babitonga.
13 - Qual será o fluxo de embarcações?

O fluxo de embarcações será bastante reduzido, entre 25 e 30 por ano. Apenas a título de comparação, o Porto de São Francisco do Sul teve mais de 600 navios atracados em 2013 e a Baía Babitonga como um todo mais de 1000.

14 - Qual é o maior diferencial do Estaleiro CMO em relação aos outros que já existem no Brasil?

Todos os estaleiros que fabricam plataformas de petróleo atualmente no Brasil são da década de 50, e foram adaptados para esta atividade. O Estaleiro CMO será um especialmente construído e dedicado à atividade.

15 - A CMO apresenta um projeto de instalação de um canal para entrada das embarcações. Já existe similar no Brasil? Onde? Há risco de encalhe das embarcações ou mesmo de entrada de animais marinhos que fiquem presos no canal?

Não existe similar no Brasil. Os estaleiros em operação atualmente no Brasil operam em águas abertas.
Não há risco de encalhes, pois a profundidade do canal interno é um pouco maior que a profundidade do canal de acesso da Baía Babitonga e também não há qualquer risco que os animais marinhos fiquem presos no canal.

16 - E se acontecer um acidente com derramamento de óleo?

Acidentes são situações adversas, fora da normalidade. Mas sabemos que, embora em regime de exceção, eles podem ocorrer. Para evitá-los, a CMO implantará um processo de gestão com medidas preventivas que devem ser tomadas cotidianamente. Quanto ao derramamento de óleo, as chances de acontecer são próximas de zero, já que não haverá armazenamento de óleo no estaleiro e nem nos tanques dos maiores navios que frequentarão o empreendimento, uma vez que eles serão rebocados. As embarcações que abastecerão o estaleiro com matérias primas terão sempre barreiras de contenção em seu entorno enquanto estiverem atracadas no cais. Ainda que o risco de acidente com óleo seja muito pequeno e com baixo volume, haverá um Plano de Emergência concebido para situações desta natureza, que contemplará todos os quesitos operacionais previstos pela Resolução CONAMA 398/08.

17 - A dragagem pode impactar a população de pequenos cetáceos da região?

Por causar ruídos, a dragagem pode provocar alterações comportamentais temporárias nos cetáceos (botos e toninhas) que vivem na região. No entanto, estes animais têm alta capacidade de adaptação a mudanças em seus hábitats e não há risco de acabar com os cetáceos da Baía Babitonga. O que a dragagem pode vir a ocasionar é um afugentamento temporário na área restrita à dragagem do canal. De qualquer maneira, será realizado o monitoramento intensivo destes animais abrangendo a Baía Babitonga, avaliando possíveis mudanças no padrão de ocupação e comportamento dessas espécies de cetáceos.

18 - As lanchas e embarcações de turismo vão poder continuar usando o canal?

Sim. A passagem pelas rotas existentes não serão obstruídas, mantendo, portanto, os destinos das embarcações de lazer que operam na baía.

19 - O terreno do estaleiro se encontra dentro de alguma área de proteção ambiental?

Não. O estaleiro e o seu canal de acesso encontram-se fora dos limites das Unidades de Conservação existentes na região.

 

Tem alguma dúvida sobre nosso empreendimento? envie um e-mail para
estaleiro@cmoffshore.com.br

APOIO

Copyright - CMO Construção e Montagem Offshore S/A